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Uso dos braços na corrida: tão importante quanto o dos membros inferiores

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Você, num parque, já ficou sentado num banco observando as pessoas correndo? Caso sim, você já deve ter percebido que cada uma delas corre de um jeito, uns rápidos e com uma estética bonita de se ver e outros lentos, de uma maneira não muito agradável de se ver e com fisionomia cansada. O por quê desta diferença? Pela utilização de uma técnica correta dos braços ou a falta dela durante a corrida.

Para uma técnica correta dos braços, basta formar um ângulo de 90º na articulação do cotovelo, deixar os ombros relaxados, apontar inicialmente os dedos para frente (deixando-os relaxados depois) e realizar o movimento para a frente e para trás (evite jogar o braço para os lados). Como dica, faz de conta que está puxando uma corda enquanto corre.

Apesar da utilização dos membros inferiores serem predominantes durante a corrida, poucas pessoas se dão conta da necessidade da técnica correta dos braços para um bom desempenho nos treinos e nas provas, ocasionando uma melhora na performance e na distribuição das forças.

Uma técnica correta de braços faz com que o corredor evite o gasto desnecessário de energia, que pode ser utilizada posteriormente durante o treino ou  na prova. Esta “economia do movimento” faz com que o corredor melhore sua velocidade e, com isso, a performance dele será aprimorada.  Podemos dizer que, quanto mais rápida for a corrida, maior a necessidade da utilização correta da técnica dos braços na corrida.

Outro fator importante na técnica é a distribuição das forças dos membros inferiores com os membros superiores. Se enfatizarmos apenas os membros inferiores, estes se tornarão mais fortes e desenvolvidos e isso pode gerar um desequilíbrio muscular em relação às partes superiores do corpo (tronco e membros superiores), ocasionando lesões. Com um equilíbrio das forças dos membros superiores e inferiores durante a corrida, dificilmente terá lesões por desequilíbrio muscular e, com o trabalho equilibrado dos 2 membros superiores e dos 2 membros inferiores, a região abdominal também terá um trabalho bem desenvolvido durante a corrida.

Com a utilização correta dos braços e dos membros inferiores, é notória a evolução na sua técnica de corrida e na presenção de lesões. Que tal prestarmos mais atenção nos nossos braços também?

 

 

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