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Triathlon: motivação e gasto calórico multiplicado por três

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Uma modalidade que está aumentando a cada ano, o Triathlon pode ser considerado um dos esportes mais completos por exercitar todos os grupos musculares e, devido à sua duração e intensidades trabalhadas, gastam mais calorias do que cada modalidade isoladamente, resultando na redução do peso corporal e no aumento de massa muscular. Além disso, o Triathlon é uma solução àqueles que estão desmotivados com a natação, com o ciclismo ou com a corrida e à procura de um objetivo.

Podemos dizer que, tradicionalmente, a pessoa se torna triatleta, pois ela já praticou (e normalmente, se destacou) uma das modalidades que compõem o Triathlon e “migrou” para esta modalidade. Apesar das dificuldades na adaptação à nova modalidade, o técnico, ao prescrever os treinos para um triatleta, tem que ter em mente a frase “quem não nada, não compete e,quem não corre, não ganha”, ou seja,  é necessário o equilíbrio entre os treinos da Natação, do Ciclismo e da Corrida para completar uma prova e para vencer uma competição.

Hoje em dia, é certo que o Triathlon, pelas distâncias de suas provas, atrai tanto os iniciantes quanto os “veteranos” na modalidade. Para quem quer começar a praticar,  o ideal é focar na distância chamada Short , onde o “neotriatleta” nada 750m, pedala 20 km e corre 5 km. Uma vez acostumado com a distância, é a hora de passar para o Olímpico (1500m de Natação, 40km de Bike e 10 km de Corrida). A partir daí, o triatleta resolve abaixar o tempo nestas distâncias ou se tornar mais resistente com distâncias maiores. Caso a opção escolhida por ele ou pelo treinador seja a segunda, o foco é fazer o 1/2 Ironman ( 1,9 km Natação/90km Bike/21,1km de Corrida) para, depois de muito treinamento, chegar no tão conhecido Ironman ( 3,8 km Natação/180km Bike/42,2km de Corrida).

Na parte física, os treinos de triathlon desenvolve, além da Resistência Aeróbia (por causa do tempo de duração ser longo), a Força para evitar as lesões crônicas, a Velocidade para melhorar a sua performance nos treinos e nas competições, a Flexibilidade para aumentar as braçadas na natação e a amplitude da técnica na bike e na corrida e as Capacidades Coordenativas para o triatleta ter uma boa economia de movimento nas 3 modalidades, onde um gasto energético desncesssário durante uma das provas pode comprometer o rendimento nas outras e, consequentemente, na competição.

Mesmo sendo um esporte caro por causa dos preços das bicicletas(para solucionar isso, inicialmente você pode comprar uma usada), o Triathlon é uma atividade muito motivante por envolver 3 modalidades que se completam e excelente para um bom condicionamento físico. Se você quer iniciar no Triathlon, o ideal é começar com um Duathlon (Bike+Corrida) ou com um Biathlon (Natação+Corrida) para depois ingressar na modalidade.

Gostou da idéia? Então prepare-se para nadar, pedalar e correr num dia só para gastar calorias em triplo e se motivar com uma nova modalidade.

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