Blog

Teste Ergoespirométrico: o que é isso?

Posted by:

Para saber como está sua condição cardiorrespiratória, seu médico pediu para você fazer um Teste de Esforço chamado “Ergoespirométrico”. Afinal, o que é um Teste Ergoespirométrico e qual a função desta avaliação?
Para ficar mais fácil entender, o Teste Ergoespirométrico é aquele que o avaliado corre, pedala, rema, nada,etc. com uma máscara entre o nariz e a boca. A diferença dele para o Teste Ergométrico é a não utilização de equações estimativas por parte do Ergoespirométrico, onde saberemos o Consumo Máximo de Oxigênio (VO2 máximo), os limiares aeróbio e anaeróbio (responsáveis pela identificação das intensidades de treino/competição), a frequência cardíaca e o gasto calórico de maneira direta ao saber o quanto de oxigênio inspiramos e o quanto de gás carbônico foi eliminado do organismo.
Qual dos 2 testes é melhor para fazer? Depende de qual for o objetivo da pessoa. O Teste Ergométrico atende as necessidades daqueles que praticam exercícios físicos como qualidade de vida sem se preocupar com performance. Àqueles que tem uma competição como objetivo, seja para completar um Ironman ou abaixar um tempo numa maratona, a melhor avaliação será feita através do Ergoespirométrico.
Independente de qual teste escolher para fazer, ambos são importantíssimos para sabermos como o sistema cardiorrespiratório está funcionando.

 

0


Add a Comment