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Qual exercício faço antes: musculação ou atividade aeróbia?

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Hoje em dia, os praticantes de exercícios físicos sabem da importância de cuidar tanto da força muscular quanto da capacidade cardiorrespiratória e, geralmente não gostando de uma delas, se condicionam nestas 2 capacidaes físicas. Entretanto, a principal dúvida deles é qual  dos dois deve ser feito primeiro e é sobre isso que descreverei abaixo.

Como muitos assuntos que se referem à atividade física, a resposta correta é “depende”. Depende do objetivo do praticante, da modalidade principal dele e qual destas capacidades traz melhores resultados quando a Força e Resistência são estimuladas no mesmo dia.

Se o objetivo do aluno/atleta for competir ou melhorar o desempenho em atividades predominantemente aeróbias (corrida, caminhada, ciclismo, remo, natação), estas devem ser feitas antes da musculação, para que o praticante tenha ganhos de condicionamento na modalidade escolhida  e um treino de musculação anterior ao da atividade principal pode prejudicar o desempenho dele no treino de ciclismo, principalmente quando aumenta de carga em um exercício de musculação, que gera uma pequena dor muscular.

Quando a meta na prática dos exercícios físicos é para melhorar a qualidade de vida,  o mais recomendado é iniciar com a Musculação e, após fazer todos os exercícios, programar a esteira, a bicicleta ergométrica ou o transfer para fazer a atividade aeróbia, uma vez que o treinamento de força necessita de muita informação do Sistema Nervoso Central para contrair um músculo e, quanto mais descansado estiver este sistema, melhores resultados aparecerão no trabalho de força muscular, gerando ganhos no condicionamento físico.

Por outro lado, existem pessoas, cujo objetivo é qualidade de vida, que percebem melhoras ao realizar exercícios aeróbios antes da musculação. Elas estão errada? É claro que não, pois os organismos reagem de maneiras diferentes uns dos outros e, se para elas é melhor caminhar antes da musculação, que façam isso.

Estas são as informações que a literatura aponta sobre este assunto. Concordo plenamente que a modalidade que o atleta irá competir deve ser feita antes da Musculação, mas, para qualidade de vida, cada praticante conhece bem o próprio organismo e ninguém melhor do que ele para definir o que fazer antes.

Independente da ordem das atividades no mesmo dia, o mais importante é a pessoa não deixar de fazer as duas para ter uma condição cardiorrespiratória melhor para ter “pique” na realização das atividades do dia-a-dia e adquirir uma força suficiente para carregar alguns objetos de casa, por exemplo, sem ter dores musculares no dia seguinte.

 

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