Blog

Por que tomar água durante o exercício físico?

Posted by:

Décadas atrás, os atletas eram “proibidos” de tomar água durante o exercício, alegando que ela prejudicaria a performance deles. De um tempo para cá, muitos estudos mostram que esta antiga recomendação era completamente equivocada e apontam que a ingestão de água é essencial para um bom desempenho durante a atividade física e a falta dela pode causar uma desidratação e, dependendo do caso, até a morte. Então, por que a ingestão de água durante o exercício é importante?

Quando realizamos uma atividade física, ocorre uma contração muscular  e o trabalho desta contração tem como resultado a produção de calor, que aumenta a temperatura interna do nosso corpo. Uma vez que somos ser homeotérmicos (por mantemos a temperatura do nosso corpo geralmente em 36,5ºC), a maneira com que reduzimos este aumento da temperatura interna é através da eliminação de água, principalmente pelo suor. Desta perda de água do organismo se mostra a importância da ingestão de água para evitar a queda de performance e problemas de saúde.

Em temperaturas elevadas, a ingestão de água se torna mais importante pelo fato do coração bombear mais sangue para os tecidos neste aumento da temperatura externa, o que aumentam a produção de calor interno e a taxa de eliminação do suor.

A ingestão de água é recomendada a cada 15 minutos durante a prática de atividade física e deve ser exclusiva na reposição de líquidos até completar 1 hora de exercícios físicos. Uma vez que sais minerais são eliminados junto com o suor e o estoque de carboidratos no organismo começam a ser limitados, torna-se importante a ingestão de isotônicos após os 60 minutos, por conter estes nutrientes na sua composição.

Independente da temperatura externa, lembrem-se que a hidratação é muito importante para evitar uma queda de rendimento físico e para melhorar a performance nos exercícios, pois uma boa ingestão de água te ajuda a atingir seus objetivos e ainda preserva a sua saúde contra a desidratação.

 

0


Add a Comment