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Métodos de treinamento de Força

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Quando pensamos em exercícios de Força,a primeira coisa que a associamos é ao aumento do tamanho do músculo (tecnicamente conhecido como hipertrofia muscular). Através deles, também é possível trabalharmos objetivos como resistência muscular e potência.
A Resistência Muscular (também conhecida como Resistência de Força) é caracterizada por um maior número de repetições, geralmente com uma carga reduzida. Neste caso, praticantes de atividades de longa duração (maratonistas, por exemplo) utilizam este método de Força e os objetivos são a prevenção de lesões e estimulação as fibras de contração lenta.
Na Potência Muscular, os movimentos são extremamente curtos e velozes. Corredores de 100m rasos, saltadores, nadadores de 50m utilizam bastante este método de execução para realizarem suas atividades, combinando a força com a velocidade (na física, Potência nada mais é do que a Força multiplicada pela Velocidade).
Diante destas definições, o trabalho de Força bem feito depende da atividade do praticante e da análise de qual método é interessante para esta modalidade, seja aumentando o tamanho do músculo (hipertrofia), suportando uma determinada carga no maior tempo possível (resistência muscular) ou utilizando uma quantidade ótima de força na maior velocidade possível (potência muscular).
Com isso, está provado que exercícios de força não servem só para termos músculos maiores e que todos podem e devem executá-los.
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