Blog

Gaste calorias dançando!

Posted by:

Se você é daquelas pessoas que não gosta de caminhar, correr, pedalar, nadar ou qualquer outra atividade física por achar chato, mas não vê a hora de chegar aquela “festa de arromba” para não sair da pista de dança, achamos uma exercício físico muito bom para você. Dançar, sem dúvida nenhuma, é uma atividade que traz tanto benefícios físicos quanto sociais e psicológicos para quem a pratica.

Do ponto de vista da saúde, a Dança previne o aparecimento de doenças crônicas como Obesidade, Diabetes, Osteoporose,etc., emagrece até 590 calorias/hora  e desenvolve com muita competência a Resistência Aeróbia (para você conseguir dançar num maior tempo possível), Força (dependendo do ritmo, você precisa ter uma força muscular bem desenvolvida para vencer uma determinada resistência ao dançar), Flexibilidade (se os músculos não estão bem alongados, o praticante não conseguirá se deslocar com facilidade pelo salão, por limitação articular), Coordenação (ao seguir o ritmo da música e  conduzir a parceira ou ser conduzida por ele) e Agilidade (por fazer deslocamentos em várias direções pelo salão). Estudos recentes apontam que dançar também oferece benefícios para a memória, afastando assim  a chance do aparecimento do mal de Alzheimer.

Como não há nenhuma restrição para realizar uma aula de dança, ela pode ser feita desde a infância até a melhor idade, principalmente por facilitar a sociabilização (já que alguns ritmos necessitam da presença de um par, o que facilita a interação entre as pessoas) e causar sensação de bem-estar nos praticantes (causado pela liberação de um hormônio chamado Endorfina).

Você não precisa ser um Jonh Travolta para frequentar uma aula de dança. Basta querer aprender, pois existem muitos professores habilitados para você “dar um show na pista”. Apenas verifique se este professor é graduado em Educação Física, pois este profissional terá facilidade para indicar qual a duração e a intensidade do exercício mais indicada para você, tanto no ensino do ritmo quanto na coreografia.

Outra recomendação é não dançar com sapatos de salto, pois estes podem causar lesões no joelho e no tornozelo.

Para quem gosta, aproveite todos os benefícios que a dança proporciona e gaste bastante calorias enquanto uma boa música estiver tocando. Seu corpo e sua mente agradecem, e novas amizades surgirão.

 

0


Add a Comment