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Etapas para um dia de treinamento físico

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Para que os objetivos sejam atingidos , algumas etapas devem ser respeitada na prática de qualquer atividade física. Realizar um aquecimento adequado, destinar o tempo certo para a parte principal do treino, fazer uma volta a calma e alongar no final do treinamento são de extrema importância para o praticante alcançar a meta estabelicida e para evitar o aparecimento de lesões ou qualquer outro desconforto.

A primeira ação que um praticante deve executar é o aquecimento. Os principais objetivos desta fase são de preparar física e psicologicamente para a parte principal do treino e de elevar gradualmente a Frequência Cardíaca  e a temperatura do corpo para a “execução propriamente dita” do treino. É um momento para você “acordar” o seu organismo para o exercício. Normalmente, destina-se de 5 min (em dias quentes) até 20 minutos (dias mais frios) para o organismo se aquecer. Caso queira alongar antes de se exercitar, faça uma atividade mais leve (caminhar, trotar, etc.) antes do alongamento inicial.

A próxima etapa é a parte principal, cujo momento é de executar o treinamento com os objetivos que traçados pelos praticantes, professores de Educação Física e treinadores. Se a meta é melhorar a Velocidade, a Resistência ou a Força, é nesta fase que elas devem ser treinadas. Uma vez que um bom aquecimento foi feito, o organismo já está preparado para trabalhar com frequências cardíacas elevadas. O tempo total desta etapa depende do objetivo do treinamento, que pode ir de 30 minutos numa sessão de Musculação até horas de treino para uma ultramaratona.

Terminada a parte principal do treino, é hora do organismo voltar a calma com atividades mais leves para a temperatura e a frequência cardíaca retornem aos valores de repouso. Se o aquecimento era para “acordar” o organismo para a atividade, a volta a calma serve para “relaxar” após uma árdua sessão de treinos. O tempo destinado para “desaquecer” o corpo é de, aproximadamente, 5 minutos.

A última etapa de um dia de treino é a realização de um alongamento final, de extrema importância para as fibras musculares-encurtadas durante a execução dos treinos- retornem ao seu tamanho inicial e que lesões musculares não aconteçam. Uma duração de 10 minutos é o suficiente para que os principais músculos estejam alongados.

Seguindo estas etapas, tenho certeza que aumentará o rendimento nos treinos e que a chance de ter problemas de saúde e do aparecimento de lesões diminuirão. Portanto, aqueça, treine, volte a calma e alongue-se!

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Discussion

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