Blog

Escola de Formação de Atletas: uma aula que tivemos com o Barcelona

Posted by:

Em dezembro de 2011, tivemos a oportunidade de assistir mais um espetáculo da equipe do Barcelona no Mundial de Clubes. Isso nos mostrou o quanto o Brasil está atrasado na formação de novos talentos.

Para termos uma idéia, a escola de formação de talentos do Barcelona têm 30 anos de existência e o principal objetivo dela é formar atletas desde a infância (que devem cumprir alguns requisitos para avançar para um próximo estágio) para que os frutos sejam colhidos no time principal. Para isso, são necessários respeito à idade biológica do jogador e de muita paciência dos dirigentes, pais, treinadores, empresários, etc.

O trabalho feito com as “pratas da casa” foca na formação do jogador e não em títulos precoces, estimulando a aprendizagem de várias habilidades motoras, aperfeiçoamento dos fundamentos principais na modalidade e iniciação tática, para o jogador formado chegue “pronto” ao time principal.

Apesar de ser um lugar com muitos talentos, o Brasil peca por falta de uma política de esportes, onde não temos a preparação adequada aos atletas e ficamos “satisfeitos” com a vinda de uma ou outra medalha nas Olimpíadas.

Como solução, acredito que temos que desenvolver um projeto daqui há 4 olimpíadas (16 anos), com profissionais competentes, para treinarmos de maneira adequada os futuros campeões, sem cobranças de resultados imediatos e oferecendo a eles condições de treinamento e chance de disputar campeonatos internacionais para adquirirem experiência e mostrarmos o quão talentosos são os atletas brasileiros.  Para isso, necessitamos também da boa vontade de políticos, dirigentes de Confederações, treinadores, pais, empresários e todos os envolvidos no esporte brasileiro.

0


Add a Comment