Blog

Criança pode fazer musculação?

Posted by:

“A musculação é proibida para crianças, pois ela prejudica o crescimento do público”.
Da afirmação citada, acho a palavra “proibida” muito forte. Com a realização de exercícios de musculação com muitas repetições e cargas reduzidas, está provado que a criança não terá aumento do tamanho do músculo (hipertrofia) e não terá seu crescimento prejudicado, pois quantidade de um hormônio chamado Testosterona (responsável pelo aumento da massa muscular) no organismo dela ainda é pequena.
Por outro lado, sou da opinião que a realização de outros gestos motores (chute, arremesso, rebatida, etc.) é mais eficiente que a Musculação para o treinamento de força em crianças, pois, nesta etapa do desenvolvimento corporal, elas terão ganhos apenas por influências do sistema nervoso (quanto mais fibras musculares forem ativadas pelos neurônios, maior o desenvolvimento da força), além de ampliar a coordenação e o repertório motor da criança.
É possível aplicar os exercícios da Musculação para crianças, desde que eles não sejam a única estratégia para o desenvolvimento da força (a prioridade deve ser dada a outros gestos motores), com cargas reduzidas e, principalmente, com um profissional de Educação Física monitorando-as.
0


Add a Comment